terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Como escrever o Material e Métodos de um trabalho acadêmico


O professor Gilson Volpato, um dos pensadores mais respeitados na área de redação científica, recomenda dividir a redação da seção Material e Métodos em quatro etapas:

1. Descrição do sujeito ou do objeto de estudo
Estudos com animais ou outros organismos devem começar com a caracterização e a procedência destes, e os critérios de inclusão/exclusão utilizados na composição da população ou da amostra. Estudos realizados a campo devem conter a localização exata e caracterização do local onde a pesquisa foi realizada.

2. Delineamento da pesquisa
Descrever o tipo de estudo realizado, o delineamento da pesquisa, os tratamentos utilizados, as estratégias utilizadas na composição dos tratamentos, o tamanho da amostra, e o número de repetições. Questões éticas ou de consentimento, quando necessárias, também devem ser informadas.

3. Procedimentos específicos
Em seguida, faça a descrição, preferencialmente em ordem cronológica, dos procedimentos que serão (projeto)/foram (trabalho) utilizados na pesquisa, o manejo utilizado, o controle das condições experimentais, as técnicas de coleta de dados, as avaliações realizadas, as variáveis analisadas.

4. Análise dos dados
Relacionar os testes estatísticos que serão (projeto)/foram (trabalho) utilizados na análise dos dados (testes de normalidade, homocedasticidade, variância, comparação de médias, etc), indicando sempre os valores de referência de significância de cada teste.