sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ORCiD na USP ultrapassa a marca dos 4.000 registros

Campanha de adoção do identificador ORCiD na USP ultrapassa da marca dos 4.000 registros associados à Universidade, segundo dados coletados. No âmbito geral, já são mais de 10 mil ORCiD registrados com e-mail usp.br, de acordo com informações da ORCID. Esperamos em breve ampliar a Campanha na USP, considerando:
  • O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, único capaz de integrar-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), e projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando também maior visibilidade das atividades e publicações. 
  • Recentemente, instituições como a CAPES e revistas internacionais como a Nature passaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos. Em breve, isso também vai acontecer na Universidade de São Paulo.
  • A Pró-Reitoria de Pesquisa da USPem parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas, tem promovido o uso do identificador ORCiD entre seus pesquisadores (docentes, estudantes e servidores não docentes). Como membro institucional da ORCID, a USP tem a prerrogativa de coletar e futuramente validar os registros de sua comunidade, desde que o próprio usuário vincule seu registro por meio do link: http://www.usp.br/orcid.
  • O registro ORCiD deve ser entendido como instância de visibilidade internacional do perfil do docente e dos alunos de pós-graduação da Universidade. Isso implica que não apenas haja a criação do registro ORCiD, como também seja feito o correto e completo preenchimento dos dados de biografia, formação, emprego, financiamentos e trabalhos, além da variação de nome. É recomendado que as informações estejam públicas, para que possam ser vistas por todos.
  • Para garantir atualizações automáticas a partir da criação de seu registro, habilite integrações internas com os outros identificadores e fornecedores de dados e informações: ResearcherIDScopus Author IDBASE (Bielefeld Academic Search Engine), Crossref Metadata (DOI)DataCiteEurope PubMed Central, ISNIMLA International BibliographyRedalyc,  etc.
  • A partir do levantamento realizado em janeiro de 2018, foram contabilizados os registros coletados de 1.223 docentes, 2.215 alunos de pós-graduação, 159 funcionários não-docentes, 156 ex-alunos, 146 alunos de graduação, 104 pertencentes a outras categorias (candidatos, externos, etc), conforme demonstra o Gráfico 2 abaixo.