sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Revista reúne estudos sobre métodos analíticos

A revista Analytical Methods, editada pela Royal Society of Chemistry, lançou uma coleção de artigos sobre exemplos de métodos analíticos aplicados em institutos sul-americanos de pesquisa.
A coleção Analytical Chemistry in South America foi apresentada no 34º Simpósio Internacional sobre Separações em Microescala e Bioanálise, realizado de 18 a 21 de fevereiro no Rio de Janeiro, e está disponível em http://rsc.li/methods-south-america.
Um dos artigos aborda a quantificação de fósforo em fertilizantes utilizando espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por laser. O objetivo do estudo foi desenvolver um método analítico para quantificar fósforo em amostras de fertilizantes orgânicos e inorgânicos utilizando equipamentos com resolução espectral compatível com sistemas de espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por lasers (LIBS) portáteis que pudessem ser instalados em laboratórios móveis ou em cooperativas.
Para o pesquisador Paulino Villas-Boas, que integra a equipe do projeto na Embrapa Instrumentação, fazer a quantificação por métodos convencionais já é um desafio, porque os fertilizantes organominerais precisam passar por um processo de digestão ou por reações químicas, que levam tempo e geram muitos resíduos que necessitam de tratamento para serem descartados.
“O projeto desenvolveu um método que permite ao sistema LIBS da Embrapa Instrumentação fazer esta determinação sem preparo químico da amostra e independente do tipo de matriz, orgânica ou mineral”, disse. O estudo, que teve apoio da FAPESP e do CNPq, avaliou 26 amostras de fertilizantes no experimento, de três tipos principais – cinco de rochas fosfatadas, de diferentes fontes, três de minerais comerciais e 18 de adubos granulados organominerais.
Os pesquisadores concluíram que a técnica LIBS é totalmente viável para ser aplicada para determinação de fósforo em fertilizantes, que é um dos nutrientes mais importantes para a agricultura.
A coleção Analytical Chemistry in South America pode ser lida em http://rsc.li/methods-south-america.