sexta-feira, 16 de março de 2018

Você pode escalar uma "montanha de livros" nesta gigantesca biblioteca na China

A biblioteca The Tianjin Binhai, na China, de cinco níveis tem um espaço total de 33.700 metros quadrados. Possui estantes de chão a teto e terraços capazes de armazenar 1,2 milhões de livros, e uma grande e luminosa esfera no centro que serve como auditório com capacidade para 110 pessoas. A biblioteca é apelidada de 'The Eye' porque a esfera, que aparece como uma íris, pode ser vista do parque fora através de uma abertura em forma de olho. 
Na primeira semana após o dia da abertura, aproximadamente 10 mil pessoas por dia vieram, fazendo filas fora.
Os pisos primeiro e segundo contêm principalmente áreas de estar e salas de leitura. Os pisos acima possuem salas de informática, salas de reuniões e escritórios. Há também dois pátios na cobertura. Por uma decisão de completar a biblioteca rapidamente, o átrio principal não pode ser usado para armazenamento de livros; as salas que fornecem acesso aos níveis superiores de prateleiras não foram construídas e as espinhas de livros foram impressas nas costas do espaço da prateleira para as fotografias do dia de abertura.
A biblioteca foi projetada pela empresa de arquitetura MVRDV, com sede em Roterdam, juntamente com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), um grupo de arquitetos locais. Abriu em outubro de 2017.